projetos de financiamento coletivo para você apoiar agora

6 projetos de financiamento coletivo para você apoiar agora

Começar
Tempo de Leitura: 3 minutos

Os projetos de financiamento coletivo online surgiram como uma fonte de apoio financeiro para pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade, e se mostraram ainda mais importantes nesse período da pandemia de Covid-19.

Tem vontade de ajudar, mas não sabe como? Abaixo está uma lista de campanhas lançadas por projetos de financiamento coletivo que tem como objetivo fornecer apoio de diversas formas par‌a a população‌ ‌negra, LGBTQIA+, e outros grupos que estão em posição de vulnerabilidade e precisam de ajuda. Convidamos você a apoiá-los financeiramente ou compartilhando com a sua rede!

Projetos de financiamento coletivo

1. Clube Leituras Decoloniais – São Paulo, SP

Leituras Decoloniais é um projeto que nasce com o intuito de viabilizar produções de conteúdo independentes que buscam reflexões sobre assuntos que envolvem sistemas de poder, raça, gênero e sociedade.

Para isso, foram criadas formas de agradecimentos que serão feitos por meio dos ciclos de leituras coletivas. A leitura de livros selecionados será feita com uma curadoria composta por quatro mulheres negras que produzem conteúdo na internet sobre literatura que envolve esses temas.

Confira como apoiar o Clube Leituras Decoloniais

2. Eu apoio a Arquitetura na Periferia – Belo horizonte, MG

O projeto Arquitetura na Periferia reúne e capacita mulheres para a independência do instalar, reformar e construir a sua própria casa. Promovendo através da melhoria da moradia, a independência e a autoestima das mulheres.

O trabalho consiste em oferecer assessoria técnica a grupos de mulheres da periferia por meio de um processo em que elas são apresentadas às práticas e técnicas de projeto e planejamento de obras, recebendo, em seguida, um microfinanciamento para que conduzam com autonomia e sem desperdício as reformas de suas casas.

Confira como apoiar a Arquitetura na Periferia

3. Projeto TPM – região do ABC e grande São Paulo

Outro dos projetos de financiamento coletivo é o T.P.M, uma associação sem fins lucrativos, de natureza social e assistencial, idealizado para cuidar de pessoas que vivem em condições vulneráveis.

O projeto tem a intenção de cuidar das necessidades menstruais de pessoas que são esquecidas, levando até elas produtos de higiene básica e menstrual.

Absorventes descartáveis e/ou coletores menstruais; sabonetes; roupas íntimas; toalhas de rosto; creme dental; escova de dentes; rolos de papel higiênico; lenços umedecidos; bolsa térmica; porta absorvente; chocolates, são os itens que fazem parte dos kits entregues, de acordo com a necessidade das pessoas atendidas.

Confira como apoiar o Projeto TPM

4. Contra-ataque com o Instituto No Setor – Brasília, DF

O Instituto No Setor é uma plataforma de transformação do centro de Brasília por meio da ocupação e da ressignificação do espaço público.

A área social sempre esteve no foco do Instituto, que entende que a ocupação de um espaço deve corresponder ao que o povo do território necessita. A população em situação de rua, que ocupa o território muito antes de qualquer intervenção urbana, sempre esteve incluída nas ações do Instituto No Setor.

Por isso, com a pandemia, o projeto se dedicou, ainda mais, na intervenção na área social, com o intuito de dar melhor condição de vida às pessoas em vulnerabilidade social que passam ou vivem em situação de rua no centro de Brasília.

Sempre pensando global e agindo local, o Instituto No Setor também organiza uma ocupação ecológica do território a partir de uma horta.

Confira como apoiar o projeto

5. Marmitrans – São Paulo, SP

O projeto se deu pelas necessidades que muitas pessoas LGBTQIA+ enfrentam nas ruas. O número de mulheres trans e travestis morando nas ruas de SP é alarmante. Marmitas semanais e água são distribuídas em diferentes pontos de São Paulo.

Todo o valor arrecadado é revertido em insumos necessários para o preparo das marmitas, desde os alimentos, até os equipamentos que irão  utilizar, além do custeamento do gás.

O projeto tem foco em pessoas trans e travestis em situação de rua, e mulheres cis, mas não serão apenas pessoas pertencentes a esses grupos que serão contempladas no Marmitrans.

Confira como apoiar o Marmitrans

6. Nações indígenas contra Covid-19 – Alto Xingu

Em um ano marcado pelo desmatamento, invasões, queimadas e pela epidemia de Covid-19, a população indígena tem ficado ainda mais vulnerável. O projeto Nações Indígenas contra Covid-19 quer levar itens médicos, de higiene, cestas básicas, combustível para barcos para os povos do Alto Xingu. Cada apoio conta com o envio do arquivo digital de uma fotografia que retrata a dia a dia da aldeia Kuikuro.

Confira como apoiar Nações indígenas contra Covid-19

Se você conhece outros projetos de financiamento coletivo, ou outras campanhas que precisam de ajuda, comente abaixo! Nós vamos adorar conhecer e compartilhar outras iniciativas!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

História Anterior

Marca humanizada de dentro para fora

Próxima História

9 perfis de pessoas com deficiência para seguir agora e conhecer a pauta