Livros em domínio público para você baixar

Começar
Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabia que o acesso à leitura é um direito humano? Ler traz conhecimento, amplia horizontes, faz parte da formação dos cidadãos e dá prazer. Apesar das taxas estarem em leve queda, ainda há muitos brasileiros que não podem exercer esse direito. De acordo com dados divulgados pelo Pnad em 2020, a taxa de analfabetismo caiu de 6,8% para 6,6% da população de 2018 para 2019. São 11 milhões de pessoas! Além disso, há o problema do acesso: livros ainda são caros. Por isso, trouxemos uma lista com vários sites em que você vai encontrar obras gratuitas. Isso mesmo! Livros gratuitos para você baixar!

O que é domínio público?

No Brasil, depois de 70 anos da morte de um autor, suas obras entram em domínio público e deixam de possuir restrições de uso. Assim, passam a ter autorização para distribuição gratuita para a população, para cópia e reprodução sem autorização. Autores falecidos que não deixaram herdeiros também são de domínio público. Conhecimentos étnicos e saberes tradicionais não entram em domínio público. Mesmo em domínio público, a obra ainda precisa da citação da pessoa que é autora. 

Os países que fazem parte da Convenção de Berna também adotam esse tempo para colocar suas obras em domínio público, mas cada um possui suas peculiaridades. Nos Estados Unidos, por exemplo, os grandes grupos fazem pressão para que suas obras não percam seus direitos autorais. A Disney conseguiu pressionar o Congresso dos EUA para que a legislação de direitos autorais fosse alterada e Mickey e seus amigos não entrassem em domínio público. Essa mobilização, porém, atrasa também a liberação de outras obras. 

Agora que você entendeu um pouco sobre o domínio público, veja alguns livros em que você pode baixar gratuitamente e respeitando os direitos autorais dos autores!

Toda a obra de Machado de Assis

Machado de Assis é considerado um dos maiores escritores brasileiros. Suas obras são lidas por crianças e adultos, são temas de provas e vestibulares de forma recorrente. Sua obra é o grande carro-chefe do site Domínio Público, onde são disponibilizadas várias obras (áudio, vídeo, livros, documentos, artigos) sem custo para a população. 

Livros como Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borbas estão disponíveis para download gratuito. Acesse!

Úrsula

O livro Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, é considerado como a obra inaugural da literatura afro-brasileira. O livro, escrito por uma mulher negra e maranhense, conta as mazelas sociais decorrentes da escravidão. Você não precisa gastar um centavo a mais para ter acesso a essa obra, já que ela é disponibilizada gratuitamente.

Toda a obra de Fernando Pessoa

Fernando Pessoa é um escritor celebrado mundialmente. Foi poeta, romancista, tradutor, filósofo e até publicitário. Você pode conhecer a obra de Pessoa e seus vários heterônimos, como Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Bernardo Soares também pelo site Domínio Público. A gente indica aqui o Livro do Desassossego.

Toda a obra de Lima Barreto

O escritor Lima Barreto produziu uma vasta obra. Escreveu romances, críticas, crônicas, foi jornalista em vários jornais. A obra desse grande autor ficou mais popular apenas após a sua morte. Se você ainda não leu O Triste Fim de Policarpo Quaresma, corre pra baixar

Os Sertões

Euclides da Cunha escreveu o primeiro livro-reportagem brasileiro que se tem registro. Em Os Sertões, o escritor e jornalista relata, como correspondente do jornal O Estado de São Paulo, a Guerra de Canudos, um conflito armado liderado por Antônio Conselheiro, no interior da Bahia. A comunidade de Canudos foi dizimada pelo Exército. O livro se baseia em três pilares: a terra, o homem e a luta. Vale a pena a leitura! Baixe no site do Domínio Público ou obtenha a versão para kindle direto do site da Amazon.

O Cortiço

O Cortiço, obra de Aluísio de Azevedo, escancara as péssimas condições de vida dos moradores de cortiço no Rio de Janeiro, no final do século 19, e narra a vida de João Romão, homem que quer ser rico e ter status a qualquer custo. Olha lá o Domínio Público salvando a sua leitura novamente!

A Mulher Moderna

Josefina Álvares de Azevedo foi uma mulher feminista e sufragista (que defende o direito ao voto a todos) que é pouco falada e celebrada na literatura brasileira. A autora, que também foi jornalista, professora, poeta, lutou pelo direito das mulheres no século XIX. A Mulher Moderna é uma coletânea de textos sobre a emancipação da mulher e a importância da educação. O site do Senado disponibiliza esta e outras obras de forma gratuita na coleção Escritoras do Brasil.

História Geral da África

Por muito tempo, a história da África, que também é um pouco nossa, foi negligenciada nas escolas. O que será que acontecia no continente africano antes que passassem pela exploração da escravidão Atlântica? A Unesco reuniu a história do continente em 8 volumes que vão fazer você mergulhar na história africana, desde a pré-história até 1935.

Coleção Aplauso

A Imprensa Oficial disponibiliza uma ótima coleção sobre cinema e audiovisual de forma gratuita. A Coleção Aplauso conta com biografias, roteiros e entrevistas. Lá, você pode encontrar, por exemplo, o roteiro de O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias e Cidade dos Homens. Navegando pelo site você vai ter o prazer de conhecer a história de artistas que fazem parte da dramaturgia brasileira, como Zezé Motta e Ruth de Souza.  

Extra: livros gratuitos em inglês

Para você que quer praticar a leitura em inglês, os sites e livros abaixo vão ser de grande ajuda.

Americanah

Chimamanda é uma escritora nigeriana celebrada no mundo inteiro, com sua escrita potente com foco nas vivências e protagonismo do continente africano. Sua obra já foi traduzida para mais de 30 idiomas! E se você quiser ler Americanah em inglês, o site Internet Archive disponibiliza a obra de forma gratuita. Vale a pena dar uma passeada pelo site para conhecer o grande arquivo da organização!

Alice in Wonderland

A história da menina que persegue um coelho e descobre um novo universo é mais que conhecida na literatura e no cinema. Alice no País das Maravilhas é uma história atemporal. Para conhecê-la melhor, baixe gratuitamente a versão em inglês!

Pride and Prejudice

Orgulho e Preconceito, obra mais famosa de Jane Austen, também pode ser encontrada de forma gratuita no site Planet e-Book. O livro conta a história de amor e desventuras de Elizabeth e Mr. Darcy.

Agora você já tem dicas de leituras gratuitas em domínio público para o ano inteiro! Leia no computador, no kindle ou mesmo no celular. O importante é não parar de ler! E para quem gosta de filmes e séries, veja a nossa lista com 20 potentes histórias negras para você ver na telinha da TV (ou do smartphone)!

FIlmes para conhecer o cinema brasileiro
Faça um micropagamento por este artigo!

Ericka Guimarães

Idealizadora de Sankofa. Jornalista. Daquele pessoal dos Direitos Humanos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

educação antirracista: menina negra tem aula em frente ao computador, com um professor também negro
História Anterior

Educação antirracista e o perigo da história única

fotografia preta: fotografia em preto e branco. Orixá se aproxima de um filho de santo. Ele está com as mãos em seu rosto, enquanto o filho de santo abaixa a cabeça
Próxima História

Fotografia preta: 8 profissionais para você conhecer