20 filmes para conhecer histórias negras

20 Filmes e séries sobre histórias negras

Começar
Tempo de Leitura: 3 minutos

A luta antirracista tem ganhado espaço na mídia, e muitas produções de filmes e séries sobre a história negra tem ganhado destaque. Através do “Blacks Lives Matter”, a comunidade negra norte-americana tem reagido à violência do racismo estrutural também através da arte e do entretenimento, aumentando a pressão para que haja uma maior representatividade – e, consequentemente, ações mais contundentes de combate ao racismo.

Filmes e séries sobre a história negra tem ganhado visibilidade e produtores comprometidos com a luta antirracista como Spike Lee e Jordan Peele tem trazido temas que trabalham a questão racial. No Brasil, os filmes  de cineastas  como  Joel Zito e Jeferson De tem muito a contribuir, além de uma nova geração talentosa que tem produzido muita coisa de qualidade.

A representatividade através de histórias de vidas negras que lutaram no passado por direitos civis nos Estados Unidos, os retratos da discriminação racial no Brasil e muitas outras histórias de vidas de pessoas negras ganham o nosso destaque nessa lista de filmes e séries sobre a história negra. Confere aqui!

20 filmes e séries que contam histórias negras

Para falar de racismo, Cara Gente Branca e Corra! apostam em relacionamentos interraciais, conflitos e identidade racial entre jovens negros. 

A inovação fica por conta de “Corra!”, um filme de suspense/terror com uma crítica racial inovadora e muita irreverência. A obra é do diretor Jordan Peele, que tem ganhado cada vez mais espaço no meio, e conquistou o Oscar de Melhor Roteiro em 2018 com essa película.

Dois dramas reais, Olhos que Condenam e American Son revelam a violência praticada contra meninos negros dentro do racismo estrutural do Estado e o medo real de famílias negras, vítimas da violência policial. Algumas cenas são fortes e podem conter gatilhos.

Ativismo e luta por direitos civis

Procurando conteúdo sobre ativismo negro e a luta por direitos civis? Trouxemos títulos imperdíveis para conhecer um pouco da história do movimento negro. De Martin Luther King a Malcon X, os filmes e documentários apresentam a face do racismo e a importância da luta no passado e no presente. Todos são baseados em histórias reais.

  • Malcom X
  • Selma
  • Eu não sou seu negro
  • Infiltrado na Klan

Mulheres negras importam

Continuando nas histórias reais, separamos algumas produções que evidenciam o protagonismo de mulheres negras e o enfrentamento ao racismo. 

Mulheres como a cantora Nina Simone (em “What happened, Miss Simone?”), a matemática Katherine Johnson (“Estrelas além do tempo”) e Harriet Tubman (“Harriet”, uma mulher escravizada que, ao conquistar sua liberdade, lutou pela libertação de centenas de pessoas) desafiaram a sociedade supremacista branca em tempos diferentes e reivindicaram um novo papel social que esta sociedade negava – e ainda nega – às mulheres negras.

Em “Histórias cruzadas”, uma escritora branca se une a dezenas de empregadas domésticas negras e usa de seu privilégio para expor as histórias de abuso e discriminação cometidos pelos patrões. 

Já em “A vida e a história de Madame C. J. Walker”, conhecemos a história da primeira mulher a se tornar milionária nos Estados Unidos – recorde registrado em 1919 pelo Guiness Book. Negra e pobre, foi discriminada na busca por emprego e passou a empreender no ramo de cosméticos para mulheres negras, construindo a Madam C. J. Walker Manufacturing Company, empresa existente até os dias atuais.

Amor, resistência e masculinidade

Dois dramas imperdíveis sobre amor e resistência, com a temática racial de fundo, “Moonlight” e “Se a Rua Beale falasse” são filmes surpreendentes pela beleza entre as adversidades do contexto racial. “Moonlight” abre espaço para a descoberta da homossexualidade e discute os dramas da masculinidade. Com roteiros sofisticados, os dois filmes esbanjam qualidade ao falar de dramas reais.

Ambos indicados a estatuetas do Oscar, a atriz Regina King levou o prêmio de atriz coadjuvante em 2019, enquanto “Moonlight” levou melhor roteiro adaptado, melhor ator coadjuvante (Mahershala Ali) e melhor filme em 2017. 

Filmes sobre as várias histórias negras no Brasil

Chegou a hora de falar dos filmes brasileiros e a perspectiva racial. Apesar do grande desconhecimento do público, filmes como “Besouro” e “A negação do Brasil” são trabalhos fundamentais para se conhecer a cultura afro-brasileira e a raiz do racismo em nossa sociedade.

“Branco sai, preto fica” usa técnicas documentais e ficção para reconstruir um triste episódio de repressão policial e racismo ocorrido em 1986, em Brasília. “Ó paí ó” faz uma ótima releitura da sociedade brasileira ao mostrar as relações dos moradores de um cortiço, sem Salvador. A partir de “Raça”, temos uma crítica contundente ao racismo estrutural das instituições brasileiras e a falsa democracia racial.

Por fim, o documentário “A negação do Brasil” faz uma viagem pela história das telenovelas brasileiras sob a perspectiva da representatividade negra – sempre coadjuvantes, estereotipados e submissos a personagens brancos.

Agora que você já tem uma lista de filmes e séries sobre história negra pra começar, aguardem, que vamos trazer novas dicas de trabalhos imperdíveis sobre o tema racial, e aproveite para explorar o nosso blog e os artigos relacionados!

20 Filmes e séries sobre história negra

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Foto em preto e branco. Pessoa negra de óculos e de cabelos crespos e curtos lê o jornal. As paredes do cômodo estão forradas com folhas de jornal.
História Anterior

Por um jornalismo antirracista

Protestos nas ruas de Uganda. Créditos: Anonymous/Twitter
Próxima História

Angolanos e Ugandenses desencadeiam protestos em seus países