12 podcasts que você precisa conhecer

Começar
Tempo de Leitura: 3 minutos

Embora homens brancos, cisgêneros e heterossexuais ainda constituam a maioria dos ouvintes e produtores de podcast, cada vez mais pessoas e grupos que tratam de diversidade e inclusão fazem uso desta ferramenta para produzir e compartilhar conhecimento sobre suas causas.

Em um momento em que o mundo está reconhecendo ruidosamente o racismo sistêmico de que os negros e vêm falando há décadas, é fundamental reexaminarmos quem a gente anda escutando. A população indígena também não se cala diante do cerceamento de seus direitos e dos extermínios que são alvos. Nossas dicas de podcast são uma maneira de te ajudar a ouvir mais vozes diferentes.

Aqui estão alguns dos nossos podcasts favoritos produzidos por pessoas negras ou indígenas, abrangendo uma ampla variedade de assuntos.

1. AfroPai

Um podcast sobre paternidade negra, daqueles que você precisa ouvir, independente da sua cor. O podcast é semanal, com episódios novos às segundas, às 10:00!

Disponível no Spotify e no Castbox.

2. Voz Indígena

Produzido por Helder do povo Kambeba e por Cristian Wariu do povo Xavante, o podcast é resultado de um projeto de extensão da UnB. Ele tem como foco conversar com indígenas, mostrar seus trabalhos, sejam artísticos ou sociais e dar voz a lutas e causas que eles estão à frente.

Disponível no Spotify e no Soundcloud.

3. Meteora Podcast

O Meteora é um podcast quinzenal bastante ousado. Diz o que pensa para provocar inspiração e informa para provocar ação. Apresenta temas importantes através de um olhar moderno. Movido pela diversidade, dá vozes a pessoas antes invisibilizadas e conta histórias que por muito tempo foram escondidas. Esse é o propósito.

Disponível no iTunes, Spotify, Deezer, Soundcloud e no Google Podcast.

4. QuebraDev

O QuebraDev é um podcast de origem periférica que surgiu com o objetivo de representar quem é de quebrada na área de tecnologia, além de trazer para o cerne dessa profissão quem tem interesse em ingressar, priorizando o diálogo com quem é de quebrada.

Disponível no Spotify.

5. Podcast, Mano

O Podcast, Mano se propõe a discutir, informar e disseminar conteúdo relacionado ao Hip-Hop. Ainda que seja principalmente um podcast de rap, outros assuntos como cultura pop, cinema e quadrinhos também são pauta das conversas.

Disponível no Spotify e no Site Oficial.

6. Podcast Wayuri

A Rede Wayuri é formada por 20 comunicadores indígenas de 10 diferentes etnias do Rio Negro, Amazonas. Comunicadores Baré, Baniwa, Desano, Tariano, Tuyuka, Tukano, Wanano, Yanomami, Piratapuia e Hup’dah produzem mensalmente o podcast Wayuri com notícias importantes para os povos indígenas do Rio Negro voltadas para a cultura, economia, meio ambiente, política, mulheres, juventude e esporte.

Disponível no Soundcloud.

7. Negro da Semana

Quem são as grandes personalidades negras da História? É para responder a esta pergunta que o escritor Alê Garcia criou este podcast. Toda semana, Alê conta histórias sobre personalidades fundamentais da cultura negra, entre elas: Martin Luther King, Mano Brown, Elza Soares, Angela Davis e Nelson Mandela.

Disponível no Spotify e no Deezer.

8. Originárias

O Primeiro podcast no Brasil de músicos e artistas indígenas do século XXI. Com produção e apresentação da cofundadora da Yandê, Renata Machado, do povo Tupinambá, o podcast vai apresentar grupos, bandas e cantores indígenas através de entrevistas e da veiculação de sua música.

Disponível no Spotify. 

9. Pandemia Sem Neurose

Produzido pelos sites de comunicação Alma Preta, Desenrola e Não Me Enrola e Periferia em Movimento e da jornalista Gisele Brito, outra das nossas dicas de podcast é o “Pandemia Sem Neurose”. Ele informa sobre a prevenção, o combate às fake news e as medidas do poder público relacionadas ao Covid-19, o novo coronavírus.

Disponível no Youtube e no Spotify.

10. História Preta

Podcast narrativo que tem por objetivo trazer para a superfície a memória histórica da população negra no Brasil e no mundo. Apresentado por Thiago André.

Disponível no Spotify, Apple Podcasts, Pocket Casts e no B9.

11. Pretas na Rede

Pretas na Rede é um podcast feito por mulheres pretas que se propõem, sob o seu ponto de vista, a falar sobre a vida, o universo e tudo mais! Chegando para melanizar sua rede!

Disponível no Spotify.

12. Pele Preta em Salvador

Produto multimídia que se propõe a refletir sobre a relação de pessoas pretas com Salvador. É idealizado pela produtora cultural e palestrante motivacional Fran Cardoso e pelo jornalista Rafael Santana.

Disponível no Castbox, Deezer, Google Podcasts, Spotify e Spreaker.

Se você conhece outras dicas de podcast legais produzidos por pessoas negras ou indígenas, comente abaixo!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Gentrificação
Próxima História

De que falamos quando falamos de gentrificação?